rss
email
twitter

sábado, 10 de abril de 2010

Uma pausa ao ordinário

Por Leandro Santolli e Michel Oliveira

Não existe arte sem crítica. Isso é um fato. O maior pressuposto da arte é o incomodo interior. Passamos de fase. A arte não tem mais a função de trazer conforto, pelo contrário. As produções contemporâneas têm se debruçado sobre o que traz rupturas. Procura novos caminhos e rumos.

Sempre se ouve queixas da inércia cultural de nosso estado. Situação que em partes é verdade, uma vez que as produções locais ainda são abafadas pelo que vem de fora. Mas, há produções locais de qualidade? Temos realmente artistas que mereçam destaque? Sergipe tem público consumidor para a arte? Só com um olhar crítico podemos encontras as repostas.

Seria uma ousadia dois estudantes, um de jornalismo e outro de teatro, criar um blog de crítica? A resposta fica para os leitores. A crítica é inerente à produção da cultura, uma vez que a própria arte é uma forma de crítica.

O [Síncope] é o único blog voltado para a crítica de arte no Estado de Sergipe, e isso  traz uma responsabilidade imensa. Queremos que os leitores encontrem por aqui uma crítica pautada, uma análise das produções artísticas, uma fuga do ordinário que tomou conta dos jornais e revistas.

O crítico contemporâneo precisa aceitar os desafios que as novas perspectivas da arte trouxeram. A idéia é justamente esta, dialogar com os criadores, compreender os processos, fragmentar até chegar à essência. Só assim evitaremos o risco de confundir uma vanguarda com modismo e enaltecer modismos como novidade.

Este espaço está aberto. Esperamos comentários, sugestões e, obviamente, críticas. Entre em contato através do email: blogsincope@gmail.com.

8 comentários:

Diretor disse...

O Sincope será um espaço de alto rendimento para Cultura Sergipana!!!
Aguardo milhares de criticas de vocês.
Parabéns pela iniciativa!!!

Ô!PÊGA disse...

Estão linkadissimos!!!

Passa lá!!!

Anônimo disse...

Por Lula Gonzaga

Parabéns pela iniciativa! Creio que já é sucesso!
Vocês são capazes ! E o sucesso é o resultado em desclocar-se da inércia!Avante!

Anônimo disse...

Por Amanda Carvalho

Ousadia ? sim, é ousadia, mas sair do denominador comum é que que se deve fazer , já que só temos em Sergipe notinhas de rodapé, e sinopses, como uma formadora de opinião creio que este espaço será muito proveitoso e por muito tempo.

RAINHA MAB disse...

Gosto da idéia de sair da zona de conforto e confrontar o desconhecido. Gosto da crítica, principalmente se ela é condescendente com essa tentativa de romper o marasmo classificado. Parabéns, o blog é necessário.

Anônimo disse...

Por Juliana Centini

O blog vai além da necessidade.
Bom saber que existem pessoas que querem fazer muito pela arte em Sergipe

Anônimo disse...

Por Juliana Centini

O blog vai além da necessidade.
Bom saber que existem pessoas que querem fazer muito pela arte em Sergipe

Sergio Marcio disse...

Muito legal ver este tipo de iniciativa; acredito que será valiosa não apenas para quem mora em Sergipe, mas também para aqueles que, como eu, moram longe mas desta forma podem ficar por dentro do que rola na cena cultural do estado. Parabéns aos autores. Evoé!